Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
BRAGA - MINHO
4 janvier 2010

JANEIRAS

Tradição muito interessante porque reunia várias condições o ensaio do grupo e  um propósito por exemplo, angariar fundos com fins humanitários ou sociais.

No passado era também uma forma de conseguir uma merenda, dos doces tradicionais que abundavam nas mesas fartas ,ainda do Natal.

O grupo de cantores das Janeiras era convidado a entrar nas casas mais abastadas, e aí, retemperava forças, para percorrer a localidade alegrando e reavivando o espirito de solidariedade.

Isto sempre durante a noite, até altas horas ...com frio ou chuva, o que se tornava um esforço extraordinário, cantavam nas portas ou portais na esperança que se abrissem...o que nem sempre acontecia!

Actualmente são pálida imagem com mais instrumentos tentam fazer a encenação do passado como aliás acontece com quase todas as tradições.Mas falta o "miolo" agora servem para dar a conhecer o trabalho desta ou daquela associação ( que não lhes diminuem mérito).mas... 

Em Braga encontrei ontem este grupo da Morreira Braga é uma freguesia de gente muito ligada ao campo laboriosos, e também ciosos dos seus costumes.

Uma pequena multidão assistia á actuação mas não deixei de notar que poucos jovens faziam parte desta assistência.  

DSC03151

DSC03149

DSC03151

Publicité
Publicité
Commentaires
D
qu'il est attendrissant ce petit guitariste ! la relève est assurée.
Répondre
BRAGA - MINHO
Publicité
Albums Photos
Derniers commentaires
Archives
Publicité